terça-feira, 7 de maio de 2013

Escritório Idoeta Arquitetura em parceria com o Arquiteto Ricardo Kinai, da Syntax Arquitetos Associados, na "Olhe Brasil 2013", no MUBE São Paulo




São Paulo, Maio de 2013 – A proposta arquitetônica, formulada pelos arquitetos Ricardo Kinai e Lina Idoeta, para a ambientação da escultura “Pássaro Vermelho”, da escultora Virgínia Sé, e da escultura “Seres” do também escultor Rodrigo Saramago, ambas cedidas pelo Escritório de Arte Vera Simões, para a Feira Internacional de Arte Contemporânea “Olhe Brasil 2013”, adota um partido que respeita o espaço construído e que embora possua em seu DNA uma forte expressão do Brutalismo Paulista, foi concebido com muita sensibilidade, conferindo às obras em exposição o protagonismo que lhes cabe.
Dentro desta coerência o projeto arquitetônico foi criado como um elemento que apesar de sua leveza e neutralidade, resolve de maneira prática e flexível várias questões de suporte à escultura, agregando um valor estético à paisagem local.
Deu-se também relevante importância aos aspectos de sustentabilidade que conferem ao projeto um discurso mais coerente de respeito ao ser humano e ao meio ambiente, apoiado em propostas economicamente viáveis.
A solução arquitetônica consiste em um Piso Elevado para Áreas Externas, desenvolvido pela Remaster®, revestido pelo produto Deck Pratico, um deck modular de madeira com sistema click, desenvolvido pela MS Soluções em Madeira.
O Piso Elevado para Áreas Externas é formado por pedestais que suportam as placas de piso criando, assim, um vão onde são embutidos diversos elementos de suporte e é utilizado também para a captação e retenção de águas pluviais. Essa poderá ser reutilizada em diversas situações tais como alimentação de jardins suspensos, contribuir para a redução do consumo e o uso adequado da água tratada, e contribuir com  a drenagem das áreas de circulação evitando as indesejáveis poças d'água.

                                          ILUSTRAÇÃO: REMASTER FLOOR & CELLING SOLUTIONS

Já o Deck Pratico foi desenvolvido para proporcionar praticidade na hora de decorar ambientes. Sendo fabricado com madeiras de alta resistência e durabilidade, fixado sobre uma base plástica e flexível de polietileno de alta densidade (PEAD).
O sistema também é composto por um jardim auto irrigável, o Tec Garden®, conferindo ao paisagismo proposto grande autonomia e praticidade. Tal sistema que além de atuar como um lençol freático artificial sobre a laje também pode ser aplicado como telhado verde, mas sem a necessidade de ficar restrito à utilização de vegetação rasteira. O sistema proporciona conforto visual, ambiental e térmico.

                                          ILUSTRAÇÃO: REMASTER FLOOR & CELLING SOLUTIONS

Para a iluminação do ambiente foram utilizados refletores equipados com lâmpadas “LED”, as quais, segundo a empresa Espaço da Luz, são diodos emissores de luz que possuem como característica um baixo consumo de energia. Tais refletores foram embutidos na posição mais conveniente, onde devido à utilização do piso elevado e da rede elétrica modular flexível permitem as mais diversas possibilidades.
O mobiliário, cedido pela A Lot Of, é composto por cadeiras de polipropileno, criadas por James Morrison, tal material é um plástico de baixo custo, reciclável e que pode ser moldado usando apenas o aquecimento.
Foram também implantados painéis foto voltaicos que possibilitam a captação de luz solar durante o dia gerando energia elétrica, que é armazenada em baterias também instaladas sob o piso elevado, fornecendo eletricidade aos refletores e aos equipamentos de imagem e som. Monitores de “LED”, nivelados ao piso, provem ao usuário informações, possibilitando assim uma maior interação com a obra de arte.

Serviço:
Evento: Feira Internacional de Arte Contemporânea “Olhe Brasil 2013”
Local: Museu Brasileiro da Escultura - MUBE
Endereço: Av. Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo - SP - Brasil
Período: 08 de Maio a 11 de Maio
Horário: das 14:00 às 19:00 horas
Entrada Franca

Dados -
 - Projeto Arquitetônico:
Idoeta Arquitetura - http://www.idoeta.com.br/ - 55 11 2872 5277
Syntax Arq. Assoc. - Arquiteto Ricardo Kinai - syntax@terra.com.br - 55 11 3858 4130
 - Escultura “Pássaro Vermelho”:
 - Escultura “Seres”:
Rodrigo Saramago - http://www.rodrigosaramago.com.br/ - 55 21 9709 2414
 - Escritório de Arte Vera Simões:
Vera Simões - http://verasimoesarte.blogspot.com.br/ - 55 11 99585 9664
 - Piso Elevado Externo e Jardim Auto Irrigável:
Remaster - http://www.remaster.com.br/index.php - 55 11 5591 5594
 - Deck Pratico:
MS Soluções em Madeira - http://deckpratico.com.br/index.html - 55 15 3279 4601
 - Iluminação:
Espaço da Luz - http://www.espacodaluz.com.br/ - 55 11 5021 5888
 - Totem:
SPK Painéis - http://www.spkpaineis.com.br/index.htm - 55 11 2742 1584
 - Marcenaria:
Gasart Moveis - contatogasart@terra.com.br - 55 11 2297 8477
 - Mobiliário:
A Lot Of - http://www.alotof.com.br/ - 55 11 3068 8891

Nenhum comentário:

Postar um comentário